domingo, 2 de novembro de 2008

Borat - O Segundo Melhor Repórter do Glorioso País Cazaquistão Viaja à América


Um jornalista do Cazaquistão parte para os Estados Unidos para rodar um documentário. Lá seu comportamento gera reações de preconceito e hipocrisia. Com Sacha Baron Cohen. Recebeu uma indicação ao Oscar.

Ficha Técnica:

Título Original: Borat: Cultural Learnings of America for Make Benefit Glorious Nation of Kazakhstan

Gênero: Comédia

Tempo de Duração: 84 minutos

Ano de Lançamento (EUA): 2006


Estúdio: One America / Dune Entertainment / Four by Two / Everyman Pictures / Major Studio Partners

Distribuição: 20th Century Fox Film Corporation

Direção: Larry Charles

Roteiro: Peter Baynham, Sacha Baron Cohen, Anthony Hines e Dan Mazer, baseado em estória de Peter Baynham, Sacha Baron Cohen, Todd Phillips e Anthony Hines Produção: Jay Roach e Sacha Baron Cohen

Música: Erran Baron Cohen

Fotografia: Luke Geissbuhler e Anthony Hardwick

Desenho de Produção: Dan Toader

Direção de Arte: David Maturana

Figurino: Jaosn Alper Edição: Craig Alpert, Peter Teschner e James Thomas Efeitos Especiais: Yard VFX

Elenco:

Sacha Baron Cohen (Borat Sagdiyev)Ken Davitian (Azamat Bagatov)Luenell (Luenell)Pamela AndersonBob BarrBobby Rowe Alan KeyesMariam BeharSpirea CiorobeaMichael PsenicksaJim SellLarry Walker Linda Stein

Sinopse:

Borat Sagdiyev (Sacha Baron Cohen) é um jornalista do Cazaquistão que deixa o país rumo aos Estados Unidos, na intenção de fazer um documentário. Durante sua viagem pelo país ele conhece pessoas reais, que ao reagir ao seu comportamento primitivo expõem o preconceito e a hipocrisia existentes na cultura americana.

Premiações:

- Recebeu uma indicação ao Oscar de Melhor Roteiro Adaptado.

- Ganhou o Globo de Ouro de Melhor Ator

- Comédia/Musical (Sacha Baron Cohen), além de ser indicado como Melhor Filme

- Comédia/Musical.

- Ganhou o MTV Movie Awards de Melhor Comediante (Sacha Baron Cohen), além de ser indicado nas categorias de Melhor Filme e Melhor Luta (Sacha Baron Cohen contra Ken Davitian).


- O personagem Borat foi criado para o programa de TV britânico "Da Ali G Show", exibido em 2000. Segundo Sacha Baron Cohen, sua inspiração para o personagem foi um médico russo que conheceu.

- Borat inicialmente seria dirigido por Todd Phillips, mas diferenças criativas entre ele e Sacha Baron Cohen o afastaram do filme.

- O grito de Borat no trailer do filme, "Jak sie masz!", é uma expressão popular de saudação na Polônia. Traduzindo, seria o equivalente a "como vai você?". - Quando Sacha Baron Cohen fala na língua nativa do Cazaquistão a maioria das palavras é na verdade dita em hebraico, com forte sotaque da Europa Oriental

.- A polícia foi chamada 91 vezes durante a produção de Borat, devido a cenas rodadas por Sacha Baron Cohen. Em Nova York um mandato de prisão chegou a ser enviado ao ator.

- Em Washington o Serviço Secreto chegou a interrogar integrantes da equipe de Borat, que estavam rodando cenas do lado de fora da Casa Branca. Sacha Baron Cohen não deixou o personagem Borat enquanto era interrogado.

- O personagem Borat foi bastante criticado pelo governo do Cazaquistão, que considerou "seu mal gosto e maneiras incompatíveis com a ética e o comportamento da população do país". Como resposta Sacha Baron Cohen organizou uma falsa conferência de imprensa na Casa Branca em 29 de novembro de 2006, um dia antes da visita do presidente do Cazaquistão aos Estados Unidos.- O governo do Cazaquistão contratou duas empresas de relações públicas para rebater as acusações feitas em Borat. Além disto publicou um anúncio de 4 páginas no jornal The New York Times, onde também rebatia algumas das acusações. Posteriormente o governo convidou o próprio Sacha Baron Cohen a visitar o país.

- Borat bateu o recorde de maior estréia de um filme lançado em menos de 1000 salas, que pertencia a Fahrenheit 11 de Setembro (2004). O filme estreou em 837 salas nos Estados Unidos, arrecadando US$ 26,4 milhões em seu 1º fim de semana.- O orçamento de Borat foi de US$ 18 milhões.

Nenhum comentário: