quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Cleópatra(1963)

Áudio: Inglês
Legendas: Português-BR
Duração: 4:06

Em dois dvds

Capas dos dvds



Direção: Joseph L. Mankiewicz
Elenco: Elizabeth Taylor, Richard Burton, Rex Harrison, Pamela Brown, George Cole, Hume Cronyn, Cesare Danova, Kenneth Haigh, Andrew Keir, Martin Landau, Roddy McDowall, Robert Stephens, Francesca Annis

Histórico e Curiosidades: Nascida em Alexandria em 69 a.c., Cleopátra subiu ao trono do Egito em 51, após travar batalha com seu irmão, exercendo forte influência sobre os destinos de Roma, graças as suas relações amorosas, a última rainha da Dinastia Lágida, que deu fim ao seu império com uma morte trágica, em Alexandria em 30 a.c.
Uma história que durante séculos aguçou a curiosidade de muitos, chegou ao cinema em 1917, tendo sua super produção em 1963. Agora com o DVD, pode-se rever este clássico totalmente remasterizado pela Fox, na sua versão de 243 minutos, que poucos conseguiram ver nos cinemas.
Cleópatra é considerado o filme mais caro de todos os tempos, custando na época 44 milhões de dólares, que hoje equivaleria a 440 milhões. Embora um filme muito esperado, não obteve todo o sucesso que a Fox esperava, para lhe reerguer da crise financeira.
Elizabeth Taylor, a atriz que interpretou Cleópatra, foi a primeira a receber um milhão de dólares por um único filme, cachê que subiu para 7 milhões, devido aos atrasos desta produção que começou no dia 28 de setembro de 1960 e chegou as telas apenas no dia 12 de junho de 1963.
O filme, na sua edição inicial, tinha mais de 6 horas, depois caiu para 4 e finalmente para 3 horas, ainda hoje não foram encontradas todas as cenas que compunham o filme original.
Cleópatra possui cenários grandiosos com locações na Espanha e Itália, e batalhas memoráveis, que contribuíram para o filme ganhar 4 dos 9 Oscars a que concorria.
A produção do filme foi cercada de intrigas, romances, traições, troca de diretor e roteirista, pneumonia de Miss Taylor, e réplicas perfeitas da antiguidade que nem aparecem no filme, mas que não deixa de ser ainda hoje um marco no cinema e um transporte para 2000 anos atrás, mostrando quem foi e sempre será a rainha do Nilo.
A qualidade da transferência da imagem deste filme, é algo absurdo, nem parece que o filme é de 1963. O vídeo está em widescreen anamórfico 2.35:1, com níveis de cores, brilho e contraste excelentes. Para se ter uma idéia, há muitos filmes atuais, que não possuem uma transferência tão limpa quanto esta. Um excelente trabalhado de remasterização do pessoal da Fox. O áudio também foi remixado para dolby digital 5.1, e se ele não chega ser tão fantástico quanto o vídeo, ele também não decepciona e possui um bom envolvimento espacial. Os canais trazeiros estão presentes, sempre que necessários, principalmente na cenas de batalha. O que decepciona um pouco é o subwoofer, que não possui o mesmo impacto sonoro das explosões dos filmes de hoje. Mas nem poderíamos exigir muito de um filme de 1963 que tinha originalmente som mono. Para quem gosta de filmes dublados, há uma trilha em português dolby digital 2.0.

Nenhum comentário: